SUJEITO PREPOSICIONADO

Em Língua Portuguesa, sujeito ALGUM pode começar em preposição. Por essa razão, é erro usarmos formas contraídas ou combinadas junto a palavras que sejam sujeito de uma oração.
Ex. Chegou a hora de ESSE político dizer a verdade. (nunca: desse político)
Era difícil de ELE perceber o erro. (nunca: dele)
” Está na hora de A onça beber água.” (nunca: da onça)
De acordo com a Gramática Normativa e com os escritores clássicos, o sujeito da oração não pode vir preposicionado.

Exemplos:
Apesar DO laudo não estar ainda concluído... [errado]
Apesar DE O laudo não estar ainda concluído... [certo]
Está na hora DO Brasil erradicar a pobreza. [errado]
Está na hora DE O Brasil erradicar a pobreza. [certo]
Não há nada de errado NELE reivindicar seus bens. [errado]
Não há nada de errado EM ELE reivindicar seus bens. [certo]

Há, todavia, notáveis gramáticos e filólogos, entre eles os festejados EVANILDO BECHARA [Moderna Gramática Portuguesa] e ADRIANO DA GAMA KURY [Para Falar e Escrever Melhor o Português], que não veem erro nenhum nessas construções “preposicionadas”, trazendo exemplos de grandes escritores, inclusive.

A DIFÍCIL QUESTÃO DO SUJEITO NÃO PREPOSICIONADO


Na sequência preposição + sujeito + verbo no infinitivo, constitui grave erro gramatical combinar a preposição com o sujeito da oração reduzida de infinitivo.
“A sentença, que julgar procedente a ação, ordenará o restabelecimento do estado anterior, a suspensão da causa principal e a proibição do réu falar nos autos até a purgação do atentado.” (incorreto)
“A sentença, que julgar procedente a ação, ordenará o restabelecimento do estado anterior, a suspensão da causa principal e a proibição de o réu falar nos autos até a purgação do atentado.” (art. 881 do CPC) (correto)
“[...] o Procurador-Geral da República [...] decidiu arquivar todas as representações que pediam abertura de inquérito relacionadas ao fato do patrimônio do ministro ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010.” (incorreto)
“[...] o Procurador-Geral da República [...] decidiu arquivar todas as representações que pediam abertura de inquérito relacionadas ao fato de o patrimônio do ministro ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010.”(Folha de São Paulo) (correto)
“Antes deles chegarem ao palácio, as homenagens não poderão ser iniciadas.” (incorreto)
“Antes de eles chegarem ao palácio, as homenagens não poderão ser iniciadas.” (correto)
“Há possibilidade desta autora desistir da ação.” (incorreto)
“Há possibilidade de esta autora desistir da ação.” (correto)
Embora na linguagem oral soe mais natural e menos pomposa a combinação da preposição com o sujeito da oração infinitiva, na linguagem culta formal, especialmente a escrita, é prudente não perpetuar tal prática, já que em bom português não existe sujeito preposicionado. Portanto, seja cuidadoso: é hora de a onça beber água!
Postagem Anterior Próxima Postagem