Adjetivo vs. particípio passado

 

. Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-serevelar-se,..).
 Nas frases que apresenta:
 a)    «O sinal está vermelho.»
 b)    « O sinal está fechado.»
 «vermelho» é um adjetivo qualificativo e «fechado» também, dado que os particípios passados quando são utilizados em construções predicativas (verbo copulativo) são adjetivos e não particípios. Em ambas as frases, a função sintática desempenhada por vermelho na frase a) e fechado na frase b) é a de predicativo do sujeito, razão pela qual afirma que, para si, tanto «vermelho» como «fechado» continuam o sentido do verbo; ou seja, os verbos copulativos são vazios semanticamente, necessitam do predicativo do sujeito para lhes atribuir sentido. Os verbos copulativos são, por definição, verbos de ligação, entre o sujeito e o predicativo do sujeito.
Veja-se:
       a) * Eu estou.
       b) Eu estou aqui./ Estou em pé. /Estou doente.
 Quanto ao particípio passado,  encontramo-lo na flexão verbal composta (a) e na frase passiva (b):
 a)    «Eu tinha fechado a porta.»
 b)    «A porta foi fechada por mim.»

2º. Relativamente à agramaticalidade da frase a «A onça é assustada», como estrutura predicativa, esta decorre do material lexical utilizado na frase. Ou seja, os verbos ser[1] e estar são ambos sintaticamente copulativos, mas semanticamente revelam estados diferentes: estar expressa um estado transitório e ser um estado permanente, o que, associado à semântica lexical das palavras com as quais formam a frase, faz com que as frases sejam gramaticais ou não.
 Vamos aos exemplos:
 a)    A situação é complicada.
 a’) A situação  está complicada.

 b)    *A onça é assustada[2].
 b’)  A onça está assustada.

  c)    Eu sou amada.
  c’) *Eu estou amada.
 Como se verifica, existem estruturas cujas formas do  particípio passado com valor de adjetivo  aceitam o estado permanente e o estado transitório e outras só aceitam o estado permanente ou o estado transitório.

O mesmo se passa com outros adjetivos ou classes de palavras:

  a)    A Ana é doente.
 a’)  A Ana está doente adj.

 b)    A Ana é professora.
 b’) *A Ana está professora nome.

  c)    *A Ana é grávida.
  c’) A Ana está grávida adj.

  d)    «*A Ana é aqui.»
   d’) A Ana está aqui adv.

 Assim, fechado, assustado, agitado são particípios passados quando estão presentes em frases com formas verbais compostas (Eu tenho fechado sempre a porta) e em frases passivas (A onça foi assustada pelo lobo) e são adjetivos quando ocorrem em frases predicativas, formadas com um verbo copulativo (A porta continua fechada; a onça está agitada).
[1] Ser também é o verbo auxiliar da frase passiva.
[2] Na aceção de estrutura predicativa. Não confundir com frase passiva sem agente expresso A onça é assutada pelo caçador.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.