REDAÇÃO NO CFO PMBA - Ética, Hierarquia e Disciplina


     
A Administração Pública passa por um momento de transição, acompanhando a nova ordem de completa socialização, comunicação imediata, acessibilidade e respeito às diferenças. Com as organizações militares, como parte deste modelo de administração, não deve ser diferente. Além de material bélico, seus integrantes devem estar munidos de senso crítico, ética e respeito, sem perder pilares sólidos de hierarquia e disciplina.
      Os braços armados do Estado não devem ser formados por componentes adestrados e acéfalos, alheios a causas da sociedade que os cerca. A discussão das relações entre poder e ética encontra referencial no escritor francês Michel Foucault, sobretudo na obra Microfísica do Poder, quando o autor expõe que nada mudará na sociedade se os mecanismos de poder que funcionam nos aparelhos do Estado, não forem modificados. A fonte revela-se tão atual quanto os problemas.
      O combate a criminalidade deve, também, buscar entender o surgimento do problema. Pelo que se percebe, a policia tem avançado significativamente neste aspecto. Muitas pesquisas realizadas, projetos desenvolvidos a fim de favorecer a formação do profissional de segurança pública pautada no respeito a vida humana, suas individualidades e particularidades. A redução nos índices de crimes deve ser tratada com condutas lícitas e posturas respeitosas.
     A sociedade é formada por uma série de códigos comportamentais para tornar o convívio mais harmônico. Normas que também regem as instituições policiais para evitar macular a imagem das corporações por condutas indevidas dos servidores. O Policial deve, sobretudo, reconhecer-se membro da máquina social e guiar-se pela ética. Muito há para evoluir, mas a bandeira da disciplina e da legalidade deve permanecer hasteada.
     Avaliando os argumentos, conclui-se que nenhuma instituição prospera quando impera a indisciplina, bem como a deontologia policial é constituída pelos valores e deveres éticos, traduzidos em normas de conduta, que se impõem para que o exercício da profissão atinja plenamente os ideais de realização do bem comum, mediante a preservação da ordem pública. Os princípios, fundamentos e sistema moral do policial levará em consideração seu respeito e comprometimento com os símbolos e os demais seres que compõem a sociedade.
Por Cadete PMBA Leonardo Lemos
Redação CFO 2014
NOTA: 9

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.